domingo, 18 de janeiro de 2015

13 dias 08/01/2015

Para hoje programamos um passeio ao Geyser del Tátio, que fica em um campo geotérmico a 4200 msnm e 120 km distante do centro de SPA Él tátio é um conjunto de 80 Geyseres, e é o maior da America do Sul e 3 maior do mundo ficando atrás apenas de Yellowstone (Estados Unidos) e Dolina Giezerov (Rusia). Para ver esse fenômeno temos que sair cedo, cerca de 4 horas da manha pois as erupções ocorrem por volta das 6 da manhã, e como não sabemos como chegar resolvemos seguir as vans de turismo até o local. Ficamos esperando as vans na praça de SPA e logo elas começaram a circular, o primeiro que pedimos informação falou que podiamos segui-lo, mas ia pegar alguns turistas num hotel próximo, ficamos ali esperando. logo em seguida parou um micro ônibus era o mesmo motorista que pedimos informação no dia anterior e nos viu ali parados, ele falou para não seguir as vans e sim um onibus pois eles vao muito depressa. resolvemos segui-lo. Ai que começa a grande aventura saímos as 4:30 da manha numa escuridão total, por uma estrada de terra no meio do deserto com muitas curvas um sobe e desce parecendo montanha russa e tudo isso a mais de 100 por hora, isso que eu estava seguindo um micro ônibus os carros e as vans nem se falam, que loucura a sprinter aqui pediu arrego não aguentou a pressão e a medida em que subíamos ela perdia muito em potência, pois ela sente o mesmo efeito da falta de oxigênio. Depois de 2 horas de um verdadeiro Rally chegamos ao local. Aqui em cima esta um frio de 3 grau negativo aproximadamente mas as erupções estavam pequenas mesmo assim é um fenômeno impressionante ver a água a uma temperatura de 80 graus jorrar a metros de altura igual aos desenhos do Zé colméia, Ta bom o desenho elas vão mais alto aqui o prometido era 3 metros mas não passaram do meio metro só as fumarolas iam alto. preparamos nosso café ali mesmo aquecendo o leite nos geysers. Os mais corajosos tomaram banho nas piscinas térmicas lá em cima mesmo, não tivemos coragem para iss então resolvemos ir as termas de Puritama no caminho de volta para SPA. Antes passamos pela comunidade de Machuca e comemos um delicioso pastel de Queijo As termas de Puritama São uma sequência de piscinas num rio de águas termais vai da piscina 1 a 8 diminuindo 1 grau de temperatura em cada piscina ficamos na segunda com água a 33 graus que delícia. Voltamos ao camping para comer alguma coisa e depois fomos ao vale de La Luna agora vamos ver o pôr do Sol tão famoso do deserto. Depois de circular pelo vale subimos a Grande duna para apreciar a despedida do sol Caminhamos cerca de 15 minutos duna acima e de lá contemplamos esse espetáculo da natureza.