quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

10 Dia 05/01/2015 Pumamarca-São Pedro de Atacama

Saimos cedo de Pumamarca em direção ao passo de Jama, mesmo assim ainda fotografamos a cidade antes de pegar a estrada.
Hoje vai ser um dia de muita estrada pois pretendemos chegar a são Pedro de Atacama ainda durante o dia
Optamos por dormir em Pumamarca pois daqui em diante só tem a cidade de Susques e é bem pequena sem muitos recursos e devido a variação de altitude acima de 4 mil metros.
Como estava com meio tanque deixei para completar o Tanque em Jama mas para garantir completei o tanque em Susques, e foi o Diesel mais caro até agora.
Começamos a subida da cordilheira e até a fronteira a estrada é linda com muitas subidas e a estrada bem sinuosa.
por enquanto sem nenhum problema com  a altitude
Chegamos na fronteira que é compartilhada Argentina e Chile.
Procedimento tranquilo e bem rápido
Aqui encontramos um casal de Floripa que também viajava em uma Sprinter Motor home.
Entramos no Chile e seguimos para São Pedro de Atacama.
Logo no primeiro mirante já no deserto paramos para apreciar a paisagem ali havia um carro com placas do chile e um casal, pedi informação em portunhol e para nossa surpresa eles eram Brasileiros e adivinha de onde? Floripa é claro.
De longe avistamos o tempo fechar e uma tempestade se aproximava rápido, como não sabíamos a direção  que seguiríamos resolvemos seguir viagem rapidamente
A tempestade de Raios e Trovões já estava assustando e vinha bem na nossa direção no momento em que começávamos a subir  a cordilheira
De repente a surpresa pois no momento que começou a chover logo percebemos que era neve e muito rapidamente a paisagem já estava toda branquinha e o frio logo apertou um momnto muito especial pois nunca tinhámos visto neve assim, caindo e grande intensidade.
Mas a euforia logo se tranformou em precaução pois não temos a corrente para colocar nos pneus e ficamos com medo de ter gelo na pista então fomos bem devagar nas subidas e descidas chegamos a 5 mil msnm.
Quando iniciamos a descida já próximo a SPA que aliás desce de 5 mil msnm para 2 mil msnm eem uma reta de 40km bem inclinada aqui se exige muito dos freios e tem muitas saídas de emergência ao longo da descida.
Nesse momento percebemos um forte cheiro de freio, achei que era dos caminhoes, mesmo assim parei para conferir e era d nosso carro, resolvi parar uns 10 min para resfriar os freios e quando voltamos para estrada a surpresa estvavamos sem freio nenhum o pedal colou no fundo e o caro não parou mais, a sorte é que fiz o teste antes de ganhar velocidade e conseguimos voltar para o acostamento esperamos mais um pouco e resolvi descer assim mesmo em freio motor nesse momento a euforia da neve e a preocupação com a falta de freio veio junto com o mau da altitude eu e minha mãe não sentimos nada mas a Dani e a manu foram a que mais sofreram a Manu ficou muito nervos com a situação e já queriam voltar pra casa dali mesmo.
Depois do susto e quase uma hora descendo a cordilheira chegamos a SPA são e salvos.
Saímos em busca de um lugar para dormir e abastecer com água depois de algumas negativas pois estamos no deserto e água por aqui é artigo de luxo, paramos no ginásio municipal em frente a municipalidade e nos forneceram água.
Dormimos ali a primeira noite depois de dar uma circulada pelas ruas do cetro.
SPA é considerado um oásis no deserto e tem ruas de terra e casas de adobe, a noite de SPA é bem agitada com muitos bares e restaurantes com turistas do mundo todo.